Header Ads

Amigas à séria é nos Açores !



Açorianas saem à noite, lotando restaurantes, bares e discotecas

Hoje comemora-se o Dia de Amigas nos Açores. A único noite do ano em que os homens habituados à boémia nocturna se retraem de sair, porque sabem que fora de casa podem ser hostilizados por centenas de mulheres que se apropriam de restaurantes, bares e discotecas para festejar a sua amizade.

Os únicos que entram livremente nesses locais chegam normalmente do Continente e são pagos para fazer espectáculos de striptease, nos quais se insinuam, de forma mais ou menos tímida, a mulheres aos gritos, em estado mais ou menos eufórico. E isso independentemente de serem casadas, solteiras, jovens, mais velhas e de, nos dias seguintes, aparecerem nas revistas cor-de-rosa da terra. É a noite das amigas (com os homens acontece o mesmo, só que na lógi- ca inversa) e ninguém leva a mal. A começar pelos próprios companheiros, que ficam em casa a tomar conta dos filhos e a tratar das lides domésticas.

É genuinamente açoriana a tradição de festejar o Dia dos Amigos, das Amigas, dos Compadres e das Comadres nas quatro quintas-feiras antes do Carnaval. Uma tradição que remonta ao século XIX e que terá tido início com pacatos almoços de funcionárias públicas. Depois, com o passar dos anos, os almoços passaram a ser jantares com programas gradualmente de maior farra.

Para os donos dos restaurantes, a altura é de esfregar as mãos, com reservas que têm para assinalar a data dos Compadres e das Comadres, no calendário pré-carnavalesco, incluindo o Dia de São Valentim, patrono dos namorados.

No conhecido restaurante Gato Mia, em São Miguel, o proprietário, Rui Ramos, garante estar esta noite com a "casa praticamente cheia" para uma noite que inclui buffets especiais e um sorteio que irá premiar alguém com um tratamento de beleza numa clínica particular em Ponta Delgada.

Apesar de o negócio correr de feição, Rui Ramos considera que há um senão na edição deste ano do Dia das Amigas: a demasiada proximidade do Natal, outro período em que as pessoas gastam muito dinheiro e ficam com menos poder de compra para desfrutar plenamente o Carnaval. Isso nota-se no Gato Mia, estabelecimento em que as clientes "marcavam mais cedo para o Dia das Amigas", um dos que mais mexem nas manifestações lúdicas que animam os Açores na véspera do Carnaval.

in DN


Sem comentários