Header Ads

Fotógrafo açoriano vence Prémio Gazeta


Pepe Brix, fotógrafo nascido na ilha de Santa Maria (Açores), recebeu o Prémio Gazeta de Fotografia 2015, o mais conceituado galardão jornalístico atribuído em Portugal. 

Pepe tornou-se conhecido dos leitores da edição portuguesa da National Geographic com a sua espantosa reportagem “Código Postal: A2053N”, um documento recolhido nas águas da Terra Nova, acompanhando o quotidiano das embarcações bacalhoeiras com valentia, talento e capacidade plástica.

As suas fotografias captaram como nunca antes os riscos a que os pescadores se sujeitam para trabalhar em alto-mar. Publicada na edição de Fevereiro de 2015, a reportagem fotográfica de Pepe Brix (disponível aqui http://goo.gl/v0tIXT) constituiu uma oportunidade jornalística ímpar para acompanhar uma campanha de três meses e meio no Atlântico Norte a bordo do Joana Princesa, um dos 13 sobreviventes da frota portuguesa de navios de pesca longínqua. Como Gonçalo Pereira, o director da National Geographic então comentou, Pepe trouxe um holofote para o Atlântico, iluminando um pequeno ponto negro chocalhado pelas águas e tornando-o o centro de uma história nunca antes documentada com esta profundidade. 

O júri dos Prémios Gazeta foi constituído este ano por Eugénio Alves, Cesário Borga, Eva Henningsen, Fernanda Bizarro, Fernando Correia, Fernando Cascais, Jorge Leitão Ramos, José Rebelo e Paulo Martins. Os restantes prémios foram atribuídos a Sibila Lind (Revelação), Rita Colaço (Rádio), Catarina Santos (Gazeta Multimédia), Ricardo J. Rodrigues (Imprensa), Sofia Leite (Televisão), Jornal Reconquista (Gazeta de Imprensa Regional) e Vicente Jorge Silva (Gazeta de Mérito).

Sem comentários