Header Ads

Conferência Europeia de Geoparques realiza-se pela primeira vez nos Açores


Os Açores vão acolher, pela primeira, vez a Conferência Europeia de Geoparques, que vai ter lugar entre 7 e 9 de setembro de 2017. Trata-se da 14ª edição e este ano será subordinada ao tema "Geoparques como estratégia de turismo sustentável para o desenvolvimento".

Segundo o coordenador científico do Geoparque Açores, João Carlos Nunes, esta conferência integra a rede europeia de geoparques, tendo em 2014 os Açores apresentado uma candidatura, que foi aprovada por unanimidade.

De acordo com o responsável, pretende-se que a iniciativa, que vai contar com cerca de 500 participantes, projete o nome dos Açores.

"O grande objetivo é permitir que, na Região Autónoma dos Açores, se realize um evento de alguma importância, no contexto da rede europeia de geoparques, que faz parte da ÛNESCO, e, por essa via, dar visibilidade e relevância ao destino turístico Açores. Paralelamente a esse destaque, é importante esta conferência realizar-se nos Açores porque vão ser abordados diversos temas, muito importantes, no contexto dos geoparques e da sua conservação e esse é um elemento também muito importante, no âmbito desta conferência", afirma o responsável.

O Geoparque Açores integra 121 sítios de interesse geológico (geossítios) e faz parte da rede europeia desde março de 2013.

Por outro lado, João Carlos Nunes sublinha a “coincidência feliz” do encontro se realizar nos Açores no ano que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

"Sendo os Açores uma região turística de destino natureza, onde as ações e as iniciativas do turismo sustentável têm uma importância acrescida, este será um tema forte da conferência, daí precisamente o título ser  "Geoparques como estratégia de turismo sustentável para o desenvolvimento". Naturalmente que haverá outros temas que fazem parte do evento que é bianual e, por isso, vamos debater temas como a geoconservação, educação ambiental, o envolvimento com as empresas e a população, o networking e, portanto, todos estes são temas importantes para a rede europeia de geoparques e vão ser debatidos em setembro próximo", adianta João Carlos Nunes.

Apesar da conferência realizar-se em termos científicos na ilha de São Miguel, devido à dimensão logística do evento, vão ser desenvolvidas ações em todas as ilhas dos Açores.

O responsável adiantou, ainda, que esta conferência da rede europeia de geoparques “já mobiliza um conjunto alargado de pessoas”, uma vez que inclui 69 geoparques de 20 países europeus. São esperados cerca de 500 participantes, não só da Europa, mas também a nível mundial.

O geoparque integra um número significativo de sítios de interesse geológico que, pelas suas peculiaridades ou raridade, apresentam relevância científica, educativa, cultural e económica que podem ser considerados como geossítios.

in radioatlantida.net

Sem comentários