Header Ads

Triangle Trail Run: 150 participantes de 7 nacionalidades diferentes percorreram as 3 ilhas do triângulo



O Azores Trail Run regressou aos Açores para a sua 3ª edição no passado fim-de-semana. O evento reuniu cerca de 150 participantes de 7 nacionalidades diferentes, que percorreram as três ilhas do triângulo em três dias.

O Azores Trail Run® – Triangle Trail Run Adventure, evento desportivo de Trail Running, regressou aos Açores para a sua terceira edição no passado fim-de-semana.

O evento reuniu cerca de 150 participantes de 7 nacionalidades diferentes, que percorreram as três ilhas do triângulo em três dias (6, 7 e 8 de Outubro).

Filipe Macedo, Diretor Regional do Turismo, acompanhou em permanência o último dia de prova, e na entrega de prémios referiu que “o Triangle Adventure está em linha com o conceito, com a estratégia que os Açores definiram: um destino de natureza por excelência”.

“A prova decorre em três ilhas, com paisagens e aspectos culturais distintos, que contribuem para a construção da imagem dos Açores como um destino de experiências vivas, activo e único no mundo”.

Também Mário Leal, director da prova, perspectiva para o arquipélago um crescimento turístico assente na modalidade, que cada vez mais atrai turistas de todo o mundo.

“Esta é talvez a única prova no mundo que passa por três áreas com classificação UNESCO, Património Mundial, Reservas da Biosfera e Geoparque. O Trail Running é mais do que um desporto, é uma conexão dos atletas, dos participantes amadores, com a natureza, promovendo os trilhos açorianos, incentivando à economia local e promovendo uma ligação e interajuda única entre os habitantes das três ilhas, que se mobilizam, que se empenham em receber cada vez melhor quem participa nas provas organizadas pela Azores Trail Run®”.

O Triangle Trail Run Adventure é composto por três provas e faz parte do PROZIS CAMPEONATO NACIONAL DE ULTRA ENDURANCE e a participação vale aos atletas 4 pontos ITRA (Internacional Trail-Running Association). Os atletas podiam escolher em quantas provas participar, sendo que a grande maioria, cerca de 100 pessoas, fez a prova completa nas três ilhas.

Ao longo dos três dias de prova o pódio foi disputado quase sempre pelos mesmos atletas, sendo de realçar os resultados da EDV Viana Trail nas três etapas e na geral final da prova. Entre as mulheres, as três etapas foram lideradas pela polaca Magdalena Lacsak da Salomon.

Destaca-se ainda a prestação de Dário Moitoso, jovem corredor faialense do CIAIA, que ficou em segundo lugar na subida à montanha do Pico, em terceiro lugar no Trilho das Fajãs em São Jorge e na Maratona dos Vulcões no Faial. Estas classificações deram-lhe um segundo lugar da geral da prova, ultrapassando o atleta Jérôme Rodrigues do EDV Viana Trail.

Resultados – Geral das três etapas

Femininos
1º – Magdalena Laczak (Salomon) – 12:15:34
2º – Fernanda Verde (EDV Viana Trail) – 12:38:35
3º – Lucinda Sousa (Gondomar Futsal Clube) – 12:40:21

Masculinos
1º – Ricardo Silva (EDV Viana Trail) – 10:09:20
2º – Dário Moitoso (CIAIA) – 10:28:58
3º – Jérôme Rodrigues (EDV Viana Trail) – 10:29:15

A organização conta com o apoio do Turismo de Portugal, do Governo Regional dos Açores, dos Parques Naturais do Faial, Pico e São Jorge, da Associação de Municípios do Triângulo, da Atlântico Line, da SATA, da Fábrica Santa Catarina, da Cooperativa Finisterra, da Martipereira e da Click – Saúde e Bem estar. Dão apoio à organização cerca de 200 voluntários, no total das três ilhas.

in multidesportos.pt

Sem comentários