Header Ads

Vacas dos Açores ligadas à Internet



Operadora Vodafone apresentou em São Miguel as suas ideias IoT para tornar a ilha “smart”. Moocall é uma delas e monitoriza o trabalho de parto das vacas

Não é novidade que a Internet das Coisas (IoT na sigla inglesa) é a próxima revolução digital. Só como exemplo, este estudo de 2015 estima que em 2020 ano haverá 5,4 mil milhões de "coisas" ligadas à Internet. E essas coisas podem ser tão díspares como luzes domésticas, carros, contadores de gás, edifícios, fábricas e… vacas.


Esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, em São Miguel, nos Açores, a Vodafone convidou a imprensa e alguns agentes locais para apresentar dez dos seus dispositivos IoT. Um deles está precisamente ligado às vacas, um dos grandes activos do arquipélago.

Chama-se Moocall, um dispositivo que "monitoriza o período de gestação das vacas, permitindo prever com elevado grau de precisão o momento em que os animais darão à luz, permitindo salvar a vida de bezerros e melhorar a rentabilidade das pastagens."




"O sensor, colocado na cauda da vaca, recolhe em tempo real informação sobre os movimentos da cauda do animal desencadeados por contracções durante o trabalho de parto. Quando esses movimentos atingem um determinado nível de intensidade, cerca de uma hora antes do parto, é enviado um alerta directamente para o telemóvel do produtor", explica a empresa.

O Moocall nasceu na Irlanda depois de um agricultor, Niall Austi, ter perdido uma das suas vacas, e respectiva cria, num parto em 2010. A ideia foi entregue a dois investigadores, Michael Stanley and Emmet Savage. "A taxa de mortalidade bovina é hoje semelhante à mortalidade infantil dos humanos séculos atrás", lê-se. Disponível desde 2015, a empresa refere que já foram vendidos 15 mil Moocalls e que os mesmos estão a monitorizar vacas em 30 países. E já ajudaram em 120 mil partos.

Além da Moocall, a operadora apresentou outras ideias para a Internet das Coisas: Vodafone Smart Buildings (energia, temperatura, pressão, humidade e presença humana nos edifícios), Vodafone Smart Lights (energia e circuitos eléctricos), Vodafone Lights On, Lights Off (iluminação pública), Vodafone Smart Waste (recolha de resíduos urbanos), Vodafone Smart Water (rega e abastecimento de água), Vodafone Smart Counting (contagem de pessoas - por exemplo, em eventos, Gestão de Frotas (parqueamento), Vodafone Ready Check Go (gestão de tarefas via tablet) e Prodsmart (linhas de produção e manufactura).

in sabado.pt

Sem comentários