Header Ads

Santa Maria, Açores, será a sede da Agência Espacial Portuguesa



Há pouco mais de 300 anos, João de Rezende Costa deixou a Ilha de Santa Maria, nos Açores, em busca de oportunidades em Minas Gerais, Brasil, dando origem à tradicional família Resende que se espalhou pela “província” e atingiu várias regiões do Brasil e inclusive do Cabo Verde e de Portugal.

Séculos depois, a Ilha vai ser sede da Agência Espacial Portuguesa, abrindo novas perspectivas, de acordo com reportagem do jornal “O Baluarte de Santa Maria” (edição número 22, de 24 de janeiro de 2019), cuja íntegra transcrevemos a seguir:

“A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Espaço será criada já no decorrer do primeiro trimestre de 2019 e será sediada na ilha de Santa Maria. A Portugal Espaço terá como missão o desenvolvimento do sector nacional do Espaço, promovendo e gerindo programas nacionais ligados a este sector.

Em declarações ao Diário de Notícias, Manuel Heitor explicava que o objectivo “é multiplicar por 10 em 2030 o volume de negócios deste sector em Portugal, que é actualmente de 40 milhões de euros, e chegar pelo menos aos 400 milhões de euros dentro de uma década. A criação da agência espacial faz parte da estratégia para lá chegar”, dizia o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O novo organismo, anunciado no passado dia 21 de Dezembro, em Coimbra, está a ser criado em articulação entre o Governo da República e o Governo dos Açores e segundo Manuel Heitor “será sobretudo um corpo técnico profissional de peritos, que vai dinamizar novos mercados e negócios, e novas actividades do espaço no país”, explicava o governante, sublinhando que “não se trata de criar uma agência espacial tradicional de grandes dimensões e com laboratórios próprios”, mas um organismo “afiliado da ESA”, no que será “uma nova geração de agências nacionais nesta área, promotoras de novas actividades”.

Para o Secretário Regional da Ciência e Tecnologia esta é uma prova de que “os Açores são decisivos na estratégia nacional para o Espaço”, recordando que, desde 2008, a região tem investido neste sector.

Segundo Gui Menezes, através da participação na Portugal Espaço, “os Açores poderão atrair empresas ligadas ao sector espacial, que contribuam para a implementação de novas tecnologias e para o desenvolvimento de projectos neste domínio, contribuindo, assim, para a criação de emprego qualificado e para a prestação de serviços ligado às ciências e tecnologias do Espaço”.

Refira-se que, no âmbito de alguns projectos já em curso nos Açores, e em estreita colaboração com a Agência Espacial Europeia, a Portugal Espaço deverá ainda garantir o suporte técnico e a necessária cooperação com vista à criação, avaliação e/ou aperfeiçoamento dos processos e serviços baseados em tecnologia aeroespacial.”

Fonte: Jornal das Lajes

Sem comentários