Header Ads

Christina Fialho, descendente de açorianos, distinguida com o John F. Kennedy New Frontier Awards



A advogada Christina Fialho, residente na Califórnia, filha de pai picoense e avós faialenses, e avós maternos da Madeira, recebe hoje na  Universidade Harvard, o John F. Kennedy New Frontier Awards.

Cristina Fialho e Christina Mansfileld são homenageados por serem fundadoras e directoras executivas da Freedom for Immigrants, uma organização sem fins, que desde 2012 tenta abolir a detenção de imigrantes.

Na biografia apresentada no site do John F. Kennedy New Frontier Awards Recipients, pode ler-se o seguinte:

"Christina é advogada e passou mais de 15 anos advogando por imigrantes. Ela vem de três gerações de imigrantes dos Açores e da Madeira, regiões autónomas de Portugal. Na faculdade de direito, Christina iniciou o primeiro programa de visitas de detenção de imigrantes na Califórnia com sua co-fundadora, Christina Mansfield.

Desde então, ela trabalha com sua equipa na Freedom for Immigrants para mobilizar uma rede de membros da comunidade de vigilância que visitam semanalmente aproximadamente 70 centros de detenção de imigração, criando um modelo alternativo à detenção que acolhe imigrantes.

Christina também redigiu e aprovou várias leis. Em 2017, ajudou a redigir e a Freedom for Immigrants co-patrocinou o primeiro projeto de lei estadual no país a colocar uma moratória na expansão das detenções de imigração, a Dignity Not Detention Act na Califórnia.

Ela também ajudou a introduzir e aprovar a AB 103 para dar ao procurador-geral da Califórnia US $ 10 milhões para monitorar as instalações de detenção de imigração (2017) e a AB 32 para abolir prisões privadas na Califórnia (2019). Além disso, Christina e sua equipa redigiram a Lei de Detenção de Supervisão Não Expansão (DONE) no Congresso, introduzida em ambas as casas em 2018 e 2019 para colocar uma moratória federal na expansão da detenção e financiar alternativas baseadas na comunidade. Christina também redigiu uma emenda ao orçamento da Câmara introduzida pela deputada Pramila Jayapal que foi aprovada em 2019 para impedir o desvio de fundos de outras agências governamentais para o ICE para aplicação da imigração.

Christina é uma das principais especialistas em detenção de imigrantes e aparece frequentemente em programas nacionais de televisão e rádio. Ela recebeu o prémio Echoing Green Fellowship 2012, 2016 Ashoka Fellowship e 2018 James Irvine Leadership Award em reconhecimento à sua inovação e empreendedorismo. Ela atuou como o primeiro empreendedor social em residência na Rady School of Management da UC San Diego, e foi nomeada para California Bar Association’s first Civil Justice Strategies Task Force .

Em 2017, apareceu no videoclipe do artista vencedor do Grammy Miguel "Now" sobre imigração, e em 2019, sua organização foi destaque na 7ª temporada do Orange Is The New Black da Netflix".

O John F. Kennedy New Frontier Awards® foi criado pela John F. Kennedy Library Foundation e pelo The Institute of Politics at Harvard University para homenagear americanos com menos de 40 anos que estão mudando a suas comunidades e o país com seu compromisso com o serviço público. Os prémios são entregues anualmente a dois indivíduos excepcionais cujas contribuições como funcionários públicos em período integral no cargo electivo, serviço comunitário ou advocacia demonstram o impacto e o valor do serviço público no espírito de John F. Kennedy.

Um prémio homenageia um funcionário eleito cujo trabalho na política trouxe resultados significativos e tangíveis em resposta a um desafio público. Este prémio recebeu o nome de Dan Fenn, o primeiro diretor da Biblioteca.

O outro New Frontier Award® homenageia um indivíduo cujas contribuições no campo do serviço comunitário, advocacia ou ativismo popular tiveram um impacto positivo em uma ampla questão ou desafio de política pública.

Os destinatários do John F. Kennedy New Frontier Awards são modelos para uma nova geração de servidores públicos. Eles demonstram as qualidades que o Presidente Kennedy incorporava e admirava: espírito cívico, pragmatismo, visão e tenacidade na identificação e abordagem dos desafios públicos.

in Semanário Rádio

Sem comentários