Header Ads

COVID-19: Passageiros que desembarquem nos Açores podem ser obrigados a isolamento profilático



Considerando a declaração de situação de alerta em todo o território da Região Autónoma do Açores até 31 de março, declarada ontem, pelo Conselho de Governo, a Autoridade de Saúde Regional reiterou hoje a recomendação de adiamento até 31 de março, de deslocações, a qualquer título e de qualquer pessoa, da Região para o exterior e do exterior para a Região, salvo as absolutamente imprescindíveis, anunciando que as que se desloquem do exterior para a Região, estarão sujeitas à resposta obrigatória de questionário da Direção Regional da Saúde a entregar devidamente preenchido no momento de chegada da aeronave à Região, podendo haver determinação de isolamento profilático por parte da Autoridade de Saúde, com vigilância ativa, durante 14 dias após o desembarque na Região Autónoma dos Açores.
O executivo açoriano recomenda ainda o adiamento até 31 de março de deslocações, “a qualquer título e de qualquer pessoa, da região para o exterior e do exterior para a região, salvo as absolutamente imprescindíveis”.

Uma nota da Autoridade Regional de Saúde refere também que “no caso de indivíduos provenientes de zonas consideradas como de transmissão comunitária ativa, que não respeitem as recomendações anteriores, impor como elemento necessário obrigatório ao seu desembarque no território da Região Autónoma dos Açores a autorização expressa da Autoridade de Saúde da Região”. Diz ainda que “para efeitos do cumprimento do estatuído, estas pessoas devem contatar, previamente, a Linha Saúde Açores – 808 24 60 24”.

O Governo Regional acrescenta ainda que o incumprimento da imposição referida acima é “crime de desobediência e, como tal, sujeito à apresentação de queixa junto das autoridades judiciais”.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

As determinações do executivo açoriano entram em vigor a partir de amanhã, dia 13 de março. Foram tomadas em consideração pela situação de emergência de saúde pública, de âmbito internacional, relativa ao surto da doença COVID-19, classificado, pela Organização Mundial de Saúde, como pandemia.

Fonte: GACS

10 comentários:

  1. Todos que chegarem ao aeroporto, faram um questionario/triagem, depois conforme o que apurarem, vao seguir um procedimento que sera explicado no local.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    porque é que não encontro confirmação desta informação,

    aqui (GOVERNO DOS AÇORES - CORONAVÍRUS)
    http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srs-drs/textoImagem/coRONAVIRUS_S1.htm

    aqui (SECRETARIA REGIONAL DA SAÚDE)
    http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srs/?lang=pt

    ou aqui (FACEBOOK - DIREÇÃO REGIONAL DA SAÚDE)?
    https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/

    ResponderEliminar
  3. Isso realmente esta a acontecer ou são notícias mentirosas

    ResponderEliminar
  4. Nao sei o que fazer...tenho viagem marcada para 29/3, se os voos nao forem cancelados tinha intenção de fazer a viagem...leio tanta coisa, que neste momento nao sei o que é verdadeiramente credivel... :(

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho voo sábado e decidi nao ir. Mas que cuidar de nós temos de cuidar dos outros. A verdade é que vou pela ryanair que entende que nao deve adiar os voos. Isso é que nao entendo. Onde está a responsabilidade social? Trata-se de um problema de saude pública.

    ResponderEliminar
  6. O governo mais que definir imposições aos residentes, devia deligenciar uma medida que obrigasse as companhias aéreas a devolver os valores pagos pelas viagens.
    Eu e a minha companheira vamos ter uma deslocação ao continente por motivos familiares, agendada para este fim de semana. Regressamos no domingo. Como vamos pela Ryanair ficamos condicionados a irmos já tratar dos assuntos ou perdemos o dinheiro dos bilhetes. Compramos máscara facial para usar durante o trajeto e garantir a nossa saúde.
    Vamos lá ver se tudo corre bem.

    ResponderEliminar
  7. A questão é que os vossos hotéis para reservas através do Booking não deixa alterar as datas, a companhia Ryanair não devolve o dinheiro ou permite que se faça alteração das datas portanto as pessoas dos 20 aos 50 que tenham saúde obviamente que irão fazer a viagem e garantidamente levar o vírus com eles afinal os entes queridos dessas pessoas não moram na ilha. O gov dos Açores devia pensar nisso....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é que está mal feito... Deveriam pelo menos alterar as datas... Visto k isto já está em pandemia... Essas empresas deveriam ser penalizadas

      Eliminar
  8. A questão é que os vossos hotéis para reservas através do Booking não deixa alterar as datas, a companhia Ryanair não devolve o dinheiro ou permite que se faça alteração das datas portanto as pessoas dos 20 aos 50 que tenham saúde obviamente que irão fazer a viagem e garantidamente levar o vírus com eles afinal os entes queridos dessas pessoas não moram na ilha. O gov dos Açores devia pensar nisso....

    ResponderEliminar