Header Ads

Santa Maria vai ter ciclovia do Eixo Circular de Vila do Porto/Aeroporto



Com 6,5 km de extensão, inserida nas zonas com o maior aglomerado populacional do Concelho, interligando áreas habitacionais a comerciais e institucionais, bem como dotar as ruas com passeios, com o intuito de provir os Munícipes de condições seguras e atrativas, de forma a optarem pela utilização de outras formas mais suaves de transporte em alternativa ao transporte rodoviário tradicional. A ciclovia terá uma extensão de aproximadamente 6,5 km, em que 5.055m correspondem ao troço Rotunda do Aeroporto/Rotunda do Açucareiro e 1.505m aos troços Rotunda do Açucareiro/Vila e Rotunda do Açucareiro/Zona industrial.
Foi assumido alterar o duplo sentido de circulação automóvel para sentido único nas artérias Avenida Infante Dom Henrique, parte da Avenida do Faial e Avenida da Terceira, que constituem o anel das vias municipais. Esta opção, complementada pelas vias transversais, responde à atual e futura carga viária, mantém a hierarquia, fluidez na circulação e ainda garante as condições de segurança legalmente exigidas para a circulação e acesso de veículos de combate a incêndio.
Será totalmente requalificada a Avenida Infante Dom Henrique (estrada de cima) no troço Quartel/Igreja e corrigidos os pavimentos das estradas onde fica instalada a Ciclovia/Ciclofaixa. Serão também construídos passeios em betão na Avenida da Terceira (estrada do meio), interligando os mesmos aos existentes potenciando caminhar a pé desde a Rotunda do Aeroporto até ao Centro de Vila do Porto.
Toda a Ciclovia é devidamente separada da faixa de rodagem por duas faixas brancas de 10cm de largura, separadas por 10cm, com refletores luminosos entre ambas. Da Rotunda do Aeroporto, através da Avenida da Terceira e Avenida de Santa Maria até à Rua do Mercado (através da Canada do Campo) a Ciclovia tem dois sentidos e caminho pedonal. Do inicio da Avenida Infante Dom Henrique (sentido Vila/Aeroporto) até ao triângulo da Brasília a Ciclovia tem um sentido, ladeado de caminho pedonal.
O estacionamento, a entrega e recolha dos alunos na Escola do Aeroporto serão alterados, aumentando o número de lugares e melhorando a fluidez.
Este é um projeto estruturante para toda a zona a intervencionar, quer na melhoria das condições ambientais, de segurança e comodidade na circulação das pessoas, quer para a requalificação e recuperação do património histórico inerente. O troço Quartel/Igreja na Avenida Infante Dom Henrique passará do estado de quase intransitável, desde há mais de quatro décadas, para transitável e com o sentido único Vila/Aeroporto em toda a sua extensão. A Avenida da Terceira, terá o sentido Aeroporto/Vila. A quantidade de transversais existentes entre a Avenida Infante Dom Henrique e Avenida da Terceira, bem como entre a Avenida da Terceira e a Avenida de São Miguel (estrada de baixo) permite uma excelente fluidez de trânsito.
Esta é uma obra no valor de 1 670 000€ financiada em 85% por fundos comunitários e 15% por receitas municipais e cuja oportunidade de aproveitar os apoios comunitários Santa Maria não deve deixar passar. Acresce ainda que o anteprojeto do troço integrado na zona do Aeroporto foi, em devido tempo, apresentado aos diversos representantes das entidades e sociedade civil com intervenção e/ou atividades direta ou indiretamente ligadas à mesma não se tendo registado qualquer objeção digna de registo.
Fonte CMVP









Sem comentários