Header Ads

Primeiro jogo de futebol em Portugal terá ocorrido em 1852 nos Açores

 


Ilha do Faial terá sido pioneira no futebol em Portugal. No diário do banqueiro J.P. Morgan, escrito em 1852-53, existem referências à modalidade.

Marinheiros ingleses que passaram pelo porto da Horta, em 1852 e 1853, terão sido os primeiros a disputar uma partida de futebol em território português. As referências à prática de futebol na ilha do Faial, no início da segunda metade do século XIX, surgem no livro da autoria de Elisa Gomes da Torre, “My Sweet Fayal – Diário de Viagem de John Pierpont Morgan nos Açores”, recentemente publicado pela editora Letras Lavadas.

O famoso banqueiro norte-americano J. P. Morgan esteve no Faial, entre novembro de 1852 e abril de 1853, por motivos de saúde (febre reumática), quando tinha 15 anos de idade.

Durante a estadia, escreveu um diário, que foi descoberto por Elisa Gomes da Torre. Nesse diário, agora publicado em livro, transcrevem-se diferentes momentos da permanência de J. P. Morgan na ilha do Faial, entre novembro de 1852 e abril de 1853, enquanto recuperava, para além de outra documentação como a correspondência que trocou com familiares.

A obra de Elisa Gomes da Torre inclui a edição e tradução de vários documentos manuscritos, até agora inéditos. Nesse diário, J.P. Morgan aborda o convívio diário com a família Dabney e as diversões que ajudavam a passar o tempo, à medida que ia recuperando dos males de saúde: andar a cavalo, jogar bowling, ténis e “futebol pontapeado com o pé”, no relvado.

Ou seja, o banqueiro norte-americano faz referência à prática de uma modalidade desportiva no Faial em 1852-53 que, de acordo com os registos conhecidos, chegou ao território do continente português em 1866 e à ilha da Madeira em 1875.

As primeiras referências sobre prática de futebol nos Açores até agora conhecidas são de 1895. De acordo com uma nota do historiador Carlos Enes, “ou seja, em 1852-53, os marinheiros ingleses quando aportavam na Horta tinham como diversão jogar futebol e é muito natural que alguns rapazes faialenses tivessem sido chamados a participar. Se não jogaram, pelo menos viram. Como anota a professora doutora Elisa Gomes da Torre, deviam jogar de acordo com as novas regras de 1848, conhecidas por “Regras de Cambridge”, que estabeleciam a diferença em relação
ao rugby”.

Nesse sentido, Carlos Enes realça que “sendo assim, o futebol antes de chegar ao continente (1866), à Madeira (1875) e aos Açores (depois de 1895, pelos dados até agora conhecidos, surge a informação de que o Faial poderá ter sido pioneiro nesse desporto. Mas deixo também no ar a suspeita de que na Terceira e em São Miguel, onde eram muito frequentes os barcos ingleses ancorarem para carregarem a laranja, pudesse também ter sido praticado o futebol”.

Natural de Hartford (Connecticut- Estados Unidos), John Pierpont Morgan nasceu a 17de abril de 1837 e morreu a 31de março de 1913 em Roma (Itália). Banqueiro e industrial, foi o fundador do banco JP Morgan & Company.

Livro ”My Sweet Fayal” revela diário do famoso banqueiro J.P. Morgan

Fonte:  Radio Ilhéu - Mauricio De Jesus

1 comentário:

  1. https://www.jfcamacha.pt/freguesia/locais-a-visitar/1-monumento_ao_futebol

    ResponderEliminar