Header Ads

Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria fixa capacidade de acesso ao espaço a partir dos Açores




Foi hoje anunciado a criação do Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores, localizado nos terrenos do antigo Cartódromo de Santa Maria, que é desde hoje propriedade da Agência Espacial Portuguesa. O investimento do ponto de acesso ao espaço é de 3 milhões de euros.

A formalização da criação do centro tecnológico e espacial foi hoje feita com a visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, que lançou o Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria em conjunto com o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro e a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves.

O novo centro tem como objetivo promover o desenvolvimento de capacidades tecnológicas do sector espacial em Portugal, com a criação de capacidades de acesso e retorno ao espaço. Segundo uma nota enviada à empresa a nova infraestrutura cria sinergias e reforça as condições de atratividade para novas empresas e novos serviços, visando a criação de emprego e o reforço do ecossistema espacial da ilha de Santa Maria.

Ainda em 2023 devem ser instaladas algumas das capacidades tecnológicas ligadas ao sector espacial, onde além do ponto de retorno e acesso ao espaço contam um nó de comunicações e operações espaciais com novas valências no Teleporto de Santa Maria.

Entre as valências identificadas estão a instalação de uma unidade de testes de veículos hipersónicos, uma base para a montagem de lançadores suborbitais e uma base para testes de plataformas estratosféricas.

Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, explicou em entrevista ao SAPO TEK que entre os projetos relevantes para o centro está o Space Rider, o veículo orbital reutilizável da Europa, que é um laboratório que estará no espaço durante dois meses e que está previsto regressar à Terra em Santa Maria e também na Guiana Francesa.

"ESTAMOS EM NEGOCIAÇÕES COM EMPRESAS PARA ESTABELECER AQUI OUTRAS ATIVIDADES, EM PARTICULAR VOOS SUB ORBITAIS. SANTA MARIA VAI TER UM PONTO DE ACESSO AO ESPAÇO QUE É A ANTECÂMARA PARA FAZERMOS O PORTO ESPACIAL DE SANTA MARIA, E VAI TER TAMBÉM DO PONTO DE VISTA DA TECNOLOGIA O SISTEMA DE TESTES DE VEÍCULOS HIPERSÓNICOS", ADIANTOU AINDA RICARDO CONDE.

O presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) não quis revelar quem são as empresas interessadas na instalação nos Açores, afirmando que é ainda cedo para isso porque estão a decorrer negociações.

Mais um passo para a Estratégia Nacional para o Espaço
Hoje foi feita a escritura de concessão dos terrenos do antigo Cartódromo de Santa Maria, que passam a ser propriedade da Agência Espacial Portuguesa (PT Space), local onde ficará instalado o novo Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria.

O projeto de criação do Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria resulta da estreita colaboração entre o Governo de Portugal, o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Vila do Porto, através da Agência Espacial Portuguesa, que é apontada como o elo comum. É à agência que cabe a implementação da Estratégia Nacional para o Espaço – Portugal Space 2030, que agrega a nível nacional todas as estratégias e iniciativas regionais, incluindo a estratégia dos Açores para o espaço, como sublinha o comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A ministra Elvira Fortunato confirmou ainda a extensão do acordo entre Portugal e a Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) permitindo a permanência da ESA em Santa Maria por mais cinco anos.

Durante a visita ao Teleporto de Santa Maria, Elvira Fortunato adiantou que o reforço financeiro de Portugal no último Conselho Ministerial da ESA, no valor de 115 milhões de euros, permitirá um investimento na ordem dos 4 milhões de euros na aquisição de uma nova antena com capacidades adicionais, que substituirá a anterior, e no reequipamento da estação com um novo edifício, resultado da articulação com o Governo Regional dos Açores, num trabalho que será coordenado com a Agência Espacial Portuguesa.

O projeto Space Rider é uma das iniciativas em que Portugal está envolvido. Veja o vídeo com detalhes da missão

Fonte tek.sapo.pt

Sem comentários