Header Ads

AÇORES NA ROTA DOS PRINCIPAIS CRUZEIROS ATLÂNTICOS

Foto de André Cabral

Para os últimos dias do corrente mês, estão agendadas seis escalas de navios de cruzeiros nos portos açorianos. As mesmas serão protagonizadas por cinco diferentes navios que deverão trazer ao arquipélago mais de 11.500 passageiros e cerca de 5 mil tripulantes. Destaque para o facto que, destas seis escalas, cinco integram-se em itinerários que contemplam as ilhas atlânticas, o que confirma a crescente relevância que temos vindo a conquistar nas rotas daquela área. Gostaríamos de salientar que esta tipologia de cruzeiro privilegia as nossas ilhas como destino de relevo e não apenas como local de passagem, o que se torna numa clara mais valia para os Açores.

Esta dinâmica tem início já amanhã, dia 25, quando o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar receber a visita do Saga Sapphire. O navio almirante da Saga Cruises regressa a São Miguel no início de um périplo designado "Canada in the Fall" e os 620 passageiros deverão permanecer em porto entre as 08:00 e as 18:00 horas. No mesmo dia, o porto da Praia da Vitória tem agendado a escala do Boudicca, navio que se encontra a realizar um cruzeiro atlântico intitulado "Islands of Portugal & The Canaries". Os 824 passageiros terão oportunidade de visitar a ilha entre as 07:00 e as 23:00 horas de amanhã. No sábado, será a vez do navio da Fred Olsen rumar a Ponta Delgada, onde se estima que permaneça entre as 07:00 e as 18:00 horas daquele dia. No domingo, dia 27, Ponta Delgada recebe a estreia do luxuoso Explorer of the Seas em mares açorianos. O imponente paquete norte americano também realiza um cruzeiro atlântico, com início em Southampton e visita aos Açores, Madeira e Canárias. O navio da Royal Caribbean International deverá atracar pelas 07:00 horas e estima-se que permaneça na ilha até cerca das 17:00 horas. A bordo viajam 3314 passageiros, maioria de nacionalidade britânica.

Na senda dos cruzeiros às ilhas atlânticas, o mais recente e maior navio da P&O Cruises, Britannia, vai igualmente efetuar a sua primeira escala na Região. O mediático navio tem chegada prevista a Ponta Delgada pelas 12:00 horas de segunda feira, dia 28 de setembro, e deve zarpar cerca das 22:30 horas. A mais recente joia da centenária companhia britânica foi inaugurada pela rainha Isabel II, em março do presente ano. Construído nos estaleiros Fincantieri, tem capacidade para 4324 passageiros e cerca de 1390 tripulantes. Com 330 metros de comprimento, 44 metros de boca e 8,3 de calado, disponibiliza 15 decks para passageiros, por onde se distribuem as 1837 cabines. O navio segue os padrões da classe Royal, que deu origem aos quase idênticos Royal Princess e Regal Princess. A diferença mais evidente reside na utilização, já cada vez mais rara, de duas chaminés.

No último dia de setembro, nova escala do Celebrity Eclipse, com um roteiro semelhante aos atrás mencionados. Será a terceira escala em 2015 de um dos paquetes que mais visita os Açores nos últimos anos e sempre com taxas de ocupação muito próximo da capacidade máxima do navio. Como é hábito neste itinerário, o navio tem chegada marcada para as 13:00 horas do dia 30, devendo zarpar cerca das 23:00 horas, rumo ao Funchal.

A confirmarem-se estas escalas e os dados disponibilizados de passageiros previstos, poderá, esta última semana de setembro, ficar referenciada pelo facto de se ultrapassar o recorde de passageiros na Região, estabelecido no final de 2012, então com 102.881 visitantes. Além desta importante marca, será fundamental referir que ainda estão previstas mais 26 escalas com 35 mil passageiros até ao final de 2015.

Fonte: Portos do Açores

Sem comentários