Header Ads

O estrangeiro que encheu São Miguel de amor



Se já visitou a ilha de São Miguel, nos Açores, provavelmente reparou que existem corações pintados espalhados pelas paredes de toda a ilha. Mas será que sabe a história que está por detrás destes corações?


 Se leu o título deste artigo, já sabe um pouco. O autor destas obras de artes não é português, na verdade, é de origem belga. No entanto, já reside na ilha de São Miguel há 30 anos. O seu nome é muito popular não só na ilha açoriana como internacionalmente: Yves Decoster.



Em 2011, iniciou o projeto de pintar um coração por cada dia do ano, ou seja, encher são Miguel de amor! Cada obra é diferente, algumas têm em conta elementos alusivos à ilha como baleias, vacas, golfinhos, etc., outras são pedidos específicos das inúmeras famílias que requisitaram os serviços do belga mais conhecido em Portugal. E corações porquê? Segundo o autor, o coração, simbolismo do amor, é referente ao seu sentimento pela ilha portuguesa que o acolheu há tantos anos.

O seu primeiro coração pintado na ilha foi na Lagoa, em Ponta Delgada, e foi precisamente quando visitava um amigo que reparou que na sua rua existia uma casa abandonada que tinha uma janela cimentada com basalto à volta o que, aos olhos do artista, lhe pareceu uma tela perfeita. Esta sua primeira obra de arte foi o gatilho de vários pedidos por toda a ilha para que este belga/micaelense continuasse a espalhar amor pela ilha em escolas, cafés, casas abandonadas, casas privadas, etc.



As pinturas irradiam sempre uma energia muito positiva, com cores vivas e criatividade. Corações unidos a várias representações da ilha... E assim faz com que o dia ganhe outra cor e alegria quando encontras pinturas que não conhecias. Claramente, um entusiasmo extra de explorar a linda ilha de São Miguel.

Quando descobrirmos as suas obras e a história por detrás das mesmas, muito do nosso tempo em São Miguel foi passado a olhar para todas as portas, paredes, janelas de cada canto que passávamos, procurando por mais corações. Não encontrámos nem metade, mas deixamos no final do artigo uma galeria de fotografias que o vai querer fazer visitar esta ilha e descobrir todos os restantes corações!


Sem comentários