Oito coisas a não perder na Terceira
8 coisas a não perder na Ilha Terceira, Açores
Segunda ilha dos Açores em número de habitantes e a primeira em número de festas, a Ilha Terceira é um verdadeiro “tudo-em-um”: praia, montanha, natureza, gastronomia única e um calendário de festas que parece não ter fim. Sejam quais forem as suas intenções, eis o que não pode perder: desde passear pelas entranhas de um vulcão a provar a típica alcatra (que não é um corte de carne, mas um prato tradicional).
1 - Não perca a vista do Miradouro da Serra do Cume
Mesmo que venha à Terceira só para planear… seja o que for, suba à Serra do Cume. A vista lá de cima parece saída do Senhor dos Anéis: uma manta verde de campos de cultivo, muros de pedra e pastagens a perder de vista.
2 - Visite as entranhas de um vulcão
O Algar do Carvão é um monumento natural formado há mais de 3200 anos. É o mais próximo que terá de uma cena de “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne. A entrada custa 6€, ou 9€ com bilhete conjunto para a Gruta do Natal. Durante a época alta (1 de junho a 15 de outubro), está aberto todos os dias, das 14h00 às 18h00.
3 - Mergulhe nas Piscinas Naturais de Biscoitos
Esculpidas pelas escoadas de lava, as Piscinas Naturais de Biscoitos são perfeitas para nadar, relaxar e até apreciar arte “pós-vulcânica” nas rochas. Ao lado, encontram-se as famosas vinhas de Biscoitos, de onde nascem vinhos como o Magma e os Muros de Magma, da casta verdelho.
4 - Passeie por Angra do Heroísmo
Desde 1983 que a cidade é Património Mundial da UNESCO. Passeie pelas ruas empedradas, admire a arquitetura, visite a marina e suba ao Monte Brasil. Duas paragens obrigatórias:
- O Forno: mercearia antiga, cápsula do tempo onde se compram chás, bombons e sementes a granel.
- Pastelaria O Forno: ideal para provar a célebre Queijada D. Amélia.
Não perca também o Jardim Público de Angra (ou Jardim Duque da Terceira), junto ao Museu de Angra e ao Alto da Memória.
5 - Percorra o Planalto Central
A Terceira é a ilha mais plana dos Açores, com um planalto central que ocupa boa parte do seu interior. Pode ser avistado da Serra do Cume, mas vale a pena percorrer as estradas regionais que ligam Angra, Biscoitos e Altares. Conduza devagar: vacas e bois fazem parte do trânsito local.
6 - Passe uma tarde na Praia da Vitória
Na costa este, a Praia da Vitória tem um areal de proporções algarvias e muita animação no verão. Os bares e restaurantes estão adaptados ao turismo internacional e à presença da base militar americana.
7 - Prove a Alcatra da Terceira
O prato típico por excelência. A Alcatra não é um corte de carne, mas um prato cozinhado lentamente em barro, durante 12 horas, com carne (ou peixe) e massa sovada como acompanhamento. Prove no Ti Choa (Serreta), no Caneta (Altares) ou no Boca Negra (Porto Judeu).
8 - Escolha bem onde ficar
Entre as várias opções de alojamento, destaque para a Quinta do Martelo, empreendimento de turismo rural completo, com restaurante, mercearia e oficinas tradicionais. Outra opção é a Casa da Serretinha, em Porto Judeu, com piscina e vista incrível sobre a costa sul.
Fonte: timeout.pt
Um mergulho na Silveira!
ResponderEliminar