Header Ads

Neto de açorianos comanda porta-aviões que desafia os mares da China




Doug Verissimo, um luso-descendente, neto de açorianos mas que nasceu nos Estados Unidos, é atualmente o comandante do porta-aviões USS Theodore Roosevelt, que se encontra no mar da China do Sul, numa missão de proteção da liberdade de navegação, avança o ‘Diário de Notícias’ (DN).

«Depois de algumas pesquisas, pude confirmar a ancestralidade açoriana de Doug Verissimo. A família veio de Pico, Flores e São Miguel para Falmouth no virar do século XX, via New London e New Bedford», revela Miguel Moniz, antropólogo citado pelo jornal.

Segundo a mesma publicação, Veríssimo nasceu concretamente em Falmouth, uma vila que fica perto de New Bedford, «uma das cidades mais portuguesas do Massachusetts», nos Estados Unidos. Nesta cidade, a maioria da comunidade portuguesa que lá reside tem raízes açorianas, à semelhança do que acontece com o próprio e a sua família.

O início de missão do almirante, adianta o jornal, coincidiu com o primeiro fim de semana em que Joe Biden iniciou funções como presidente dos Estados Unidos, bem como com a entrada de aviões chineses no espaço de defesa aérea de Taiwan.

«Com dois terços do tráfego mundial a passar por esta importante região, é vital que mantenhamos a nossa presença e que continuemos a promover a ordem baseada nas regras que nos permitem prosperar a todos», declarou Verissimo no arranque da sua missão, segundo o ‘DN’.


in executivedigest.sapo.pt

Sem comentários