Header Ads

Mar dos Açores estará em programa da National Geographic e da Disney



O OceanXplorer, considerado o navio de investigação mais avançado do mundo, percorre o mar dos Açores até ao final de julho. Já desenvolveu trabalho junto à costa da ilha Terceira.

Fonte oficial do Governo Regional adiantou ao DI que a embarcação de 87 metros está numa expedição de investigação científica e de recolha de material audiovisual.

O resultado deve ser incluído numa série com projeção global de seis episódios, para os canais NationalGeographic e Disney Plus. O programa tem o nome provisório de "OceanXplorers".

O OceanXplorer é o navio de bandeira da frota da OceanX, uma organização sem fins lucrativos criada pelos bilionários norte-americanos RayDalio e Mark Dalio. Conta com uma estação científica de topo e um estúdio de media desenvolvido em parceria com o realizador James Cameron.

Equipamento de sonar de alta tecnologia, quatro laboratórios, helicóptero, veículos para explorar o oceano profundo e um centro de mergulho são os argumentos principais da embarcação.

A região deu parecer favorável à expedição do OceanXplorer, na qual participam investigadores da Universidade dos Açores/IMAR, que estão a realizar projetos, por exemplo, no campo dos cetáceos.


Ciência e media

"O OceanXplorer vai permitir-nos unir ciência e media como nunca antes foi visto e partilhar o entusiasmo e o mistério da exploração oceanográfica com uma audiência global em tempo real", afirmava, em 2020, o fundador da OceanX e seu diretor criativo, Mark Dalio.

No final desse ano, ficou pronta a reconstrução do OceanXplorer, em Roterdão, Holanda, que aproveitou um anterior navio.

O processo de reconstrução prolongou-se por dois anos e foi uma aposta que surgiu depois do sucesso do Alucia, a primeira embarcação da OceanX.

A primeira missão do navio de exploração marinha foi no Índico, acompanhada pela BBC, NationalGeographic e com o cineasta James Cameron a bordo.

"Capaz de explorar os mais inalcançáveis locais da Terra, o OceanXplorer desafia os limites da descoberta e transmite-os para o mundo ver", resume o site da organização. Mesmo neste momento, é nos Açores que se ultrapassam essas fronteiras.


in DI




Fique a conhecer melhor este barco fantástico

Sem comentários